Mercado

Produção de etanol do CS recua 0,10% até 15 de setembro

A produção de etanol do centro-sul do Brasil registrou uma leve queda no acumulado do ano até 15 de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) nesta quinta-feira.

Pelos dados divulgados quinzenalmente, esta é a primeira vez que a Unica informa uma produção de etanol menor no ano do que a registrada no ano anterior.

Até o dia 15, as usinas da região haviam produzido 15,10 bilhões de litros, contra 15,11 bilhões de litros no mesmo período de 2008/09.

Na primeira quinzena de setembro, a produção de etanol atingiu 1,32 bilhão de litros, queda de 26,84% comparado com a mesma quinzena da safra passada.

De acordo com a Unica, o excesso de chuvas na região vêm prejudicando a moagem e a obtenção de produtos por tonelada de cana moída, o que afeta tanto a produção de álcool quanto a de açúcar.

– O que ! se verifica até o momento é uma produção aquém do esperado, devido à baixa obtenção de produtos por tonelada de cana esmagada em função da alta incidência de chuvas – afirmou a entidade em comunicado, citando também atraso no início de operação das novas unidades.

Diante disso, o centro-sul produzirá menos etanol neste ano, na comparação com o ano anterior

MOAGEM DE CANA

A moagem de cana do centro-sul atingiu 347,6 milhões de toneladas até 15 de setembro, alta de 9,72% em relação ao volume de 316,8 milhões de toneladas no mesmo período da temporada passada.

A quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana (ATR/TC) teve queda de 4,66%, totalizando 131,66 quilos.

Na primeira quinzena, houve uma queda 13% no volume processado de cana, para 29,6 milhões de toneladas. A quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana ficou em 139,48 quilos, 11,30% inferior à primeira quinzena de setembro da safra passada.

Já produção de açúcar do centro-sul até 15 de setembro atingiu 19 milhões de toneladas, contra 16,97 milhões em igual período do ano anterior.

Na primeira quinzena de setembro a produção de açúcar foi de 1,78 milhões de toneladas no centro-sul, queda de 17,25% em relação à mesma quinzena da safra anterior.

No acumulado do ano, 43,59% do total de cana processada foi destinada à produção de açúcar, e 56,41% para o etanol.

VENDAS

De acordo com a Unica, até 15 de setembro as vendas de etanol para o mercado doméstico alcançaram 10,8 bilhões de litros, crescimento de 16,8% em relação ao mesmo período da safra anterior.

A demanda para o etanol hidratado no período teve uma alta de 24,6 por cento, enquanto que a de anidro sofreu recuo de 1,3%.

Já as exportações sofreram uma queda de 27,3% até agora nesta safra, totalizando 1,9 bilhão de litros, contra 2,7 bilhões do ano anterior.

Banner Revistas Mobile