JornalCana

Produção de centros de usinagem está em alta

A indústria brasileira cresceu 6% em 2007 – o melhor resultado desde 2004, quando apresentou expansão de 8,3%, segundo o IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O bom desempenho, destaque-se, foi abrangente atingindo 75 dos 76 sub-setores pesquisados e 66% dos produtos que fizeram parte do universo de pesquisa.

Os desempenhos de maior impacto sobre a média global da indústria foram de veículos automotores (15,2%) e máquinas e equipamentos (17,7%). Nesses ramos, sobressaíram os itens automóveis, autopeças e caminhões, no primeiro setor. No segundo, destacam-se os centros de usinagem, fornos microondas, refrigeradores e máquinas para colheita.

Também tiveram destaque os resultados positivos de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (14%); outros produtos químicos (5,7%); metalurgia básica (6,8%); indústria extrativa (5,8%) e alimentos (2,5%). Esse grupo de indústrias tem uma dinâmica bastante articulada ao bom desempenho das áreas de bens de capital e de bens de consumo duráveis, líderes da expansão recente, além de se beneficiar do dinamismo das exportações de commodities , como é o caso da indústria extrativa (minérios de ferro) e da alimentícia (açúcar). Por outro lado, vieram de fumo (-8,1%), madeira (-3,2%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (-1,1%) as principais pressões negativas.

O setor de bens de capital cresceu 19,5% apoiado no crescimento generalizado dos seus diversos sub-setores: bens de capital para transporte (18,1%), para uso misto (15,4%), para fins industriais (17%), energia elétrica (26%), agrícolas (48,3%) e para construção (18,7%). O segmento de bens de consumo duráveis também exibiu expansão acima da média nacional, avançando 9,2%, apoiado principalmente no dinamismo do setor automobilístico (12,6%), uma vez que foram mais discretos os resultados positivos de celulares (2%) e de eletrodomésticos (5,3%). O bom desempenho deste segmento foi reflexo da manutenção das condições de crédito, da maior estabilidade no mercado de trabalho e do aumento da massa salarial.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram