JornalCana

Produção de cana em MG ultrapassou a marca dos 65 milhões de ton

Com a mudança de critério adotada pelo Ministério da Agricultura, toda a produção relativa ao mês de março, mesmo daquelas unidades que voltaram a moer depois do período de entressafra, foi considerada como safra 2015/16.

Dessa forma, a produção de cana em Minas Gerais ultrapassou a marca dos 65 milhões de toneladas, 9,6% de crescimento sobre o ano anterior e representando a maior safra de cana da história do setor no estado.

A produção de açúcar totalizou 3,25 milhões de toneladas, com uma pequena queda de 0,56%. Também registrando recorde, a produção de etanol total cresceu 12,4%, alcançando 3,08 bilhões de litros, sendo 2,04 bi de hidratado (28,23% de crescimento) e 1,04 bi de anidro (queda de 9,25%).

O mix de produção encerrou a safra com 60,7% para etanol, superior ao ano anterior. O ATR/tc teve uma forte queda de 2,64% totalizando 132,91 kg/ton/cana, um dos menores dos últimos anos.

Com base nos números apresentados, conclui-se que na safra 2015/16 todo crescimento da moagem, descontada a redução da qualidade da cana, foi destinada à produção de etanol hidratado.

É importante destacar esse ponto, pois de acordo com dados preliminares da expectativa para safra 2016/17 há um indicativo de inversão desse quadro, com foco maior na produção de açúcar e etanol anidro.

Fonte: (Siamig)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram