JornalCana

Produção de cana em larga exclui pequeno produtor

Modelo alternativo para pequena produção deve ser construído, diz especialista

(16/05/2007) Agência CNA

O coordenador geral de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura (Mapa), Alexandre Strapasson, afirmou durante o Tecppa, que a baixa participação dos agricultores familiares na produção da cana-de-açúcar é reflexo da expansão canavieira.

“A cana apresenta um curso marginal decrescente, onde a rentabilidade está associada à produção em larga escala. Por isso um modelo de microdestilaria deve ser profundamente analisado para ser construído”, disse Strapasson. O coordenador crê que a viabilidade de projetos para pequenos produtores e agricultores familiares deve ser estudado como estratégia alternativa, e não como alteração do formato atual. “Colocar uma pequena unidade industrial em funcionamento requer um alto investimento e uma análise profunda de viabilidade técnica e estratégica para implantação”, alerta.

Modelo de exportação

O coordenador afirmou também que embora seja um grande desafio construir um formato alternativo para pequenas unidades industriais de álcool, a definição deste modelo poderá fazer com que o Brasil exporte tecnologia para países onde a produção alcooleira esteja em fase inicial. “Com a consolidação de um projeto tecnológico para pequenas destilarias, o Brasil poderá exportar este modelo para países da África e da Ásia, onde o mercado ainda não está consolidado”, destacou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram