JornalCana

Produção de biodiesel da Europa cresce com taxação a americanos

A produção de biodiesel da União Europeia (UE) vai aumentar em 2009, em um momento em que as produtoras se beneficiam das tarifas impostas pela UE às concorrentes norte-americanas, disse uma entidade setorial. A produção de biodiesel da UE vai ultrapassar este ano a oferta total de 2008, de 7,76 milhões de toneladas, também devido ao aumento da capacidade instalada, segundo o Conselho Europeu de Biodiesel.

“A produção certamente será maior em 2009”, disse Raffaello Garofalo, secretário-geral da organização, em entrevista concedida em Bruxelas. “Mas não sabemos dizer em quanto.”

A projeção segue-se à decisão, tomada este mês pela UE, de impor tarifas por cinco anos sobre o biodiesel dos Estados Unidos para fazer frente à adoção de subsídios e de preços propositalmente baixos por parte dos Estados Unidos. Estão entre as empresas visadas a Archer Daniels Midland Co (ADM), a maior processadora mundial de! grãos, e a Cargill Inc, a maior empresa norte-americana do setor agrícola.

As tarifas pretendem conter as importações da UE, que movimentaram 700 milhões de euros (US$ 993 milhões) e responderam por 17,2% do mercado europeu no período de 12 meses encerrado em março de 2008. As alíquotas de imposto chegam a até 237 euros por tonelada, dependendo da empresa em questão.

Produção europeia

O setor de biodiesel da UE enfrenta um excesso de capacidade instalada. Em 2008, quando a produção era 36% maior que em 2007, a capacidade de produção de biodiesel do bloco era de 16 milhões de toneladas, segundo o grupo europeu. Este ano, a capacidade da UE de produzir biodiesel será de 20,9 milhões de toneladas, segundo a organização, que representa cerca de 60 empresas, como a alemã Biopetrol Industries AG e a francesa Diester Industrie.

O grupo europeu de biodiesel diz que a capacidade de produção “significativa” da Europa vai contribuir para que o setor alcance a meta ! da União Europeia de expandir o emprego de combustíveis mais limpos no sistema de transporte.

O bloco europeu aprovou no ano passado a exigência de que pelo menos 10% dos combustíveis utilizados no transporte terrestre de cada país-membro viesse de fontes renováveis, encabeçada pelos biocombustíveis, a partir de 2020. Essa medida é parte de uma meta mais ampla do bloco de mais do que duplicar a participação total da energia renovável na União Europeia, de 27 países, para a média de 20%.

Bloomberg

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram