JornalCana

Produção de álcool no CS deve crescer 11 pct em 2006/07-Lafis

Após crescer 10,4 por cento na atual safra, para 15 bilhões de litros, a produção de álcool no centro-sul deve ter outra expansão de dois dígitos na próxima temporada, atingindo 16,7 bilhões de litros, informou nesta terça-feira a Lafis Consultoria.

O aumento na produção é impulsionado pela crescente demanda mundial por combustíveis renováveis e pela ampliação das vendas internas de veículos com motor flexível, que podem ser abastecidos com álcool e/ou gasolina.

“Para a safra 2006/07, os investimentos em novas usinas e a prioridade na produção de álcool em detrimento de açúcar devem provocar um aumento de 11,3 por cento na produção do centro-sul”, informou a consultoria em um comunicado.

Na atual safra, que está em fase de conclusão, o aumento se dá principalmente na produção de hidratado. O volume deste tipo de álcool (usado nos veículos flexíveis) deve somar 7,2 bilhões de litros, com crescimento de 14,7 por cento ante 2004/05.

A produção de anidro (usado como mistura na gasolina) deve atingir 7,8 bilhões de litros, com expansão de 6,5 por cento.

Mas apesar do incremento na produção, o preço do álcool no mercado brasileiro deve encerrar o ano numa média de 800 a 850 reais por metro cúbico (mil litros), 18,4 por cento superior à média de 2004, segundo cálculos da Lafis.

“Em relação aos preços (para 2006), espera-se a continuidade do processo de valorização, tendo em vista a crescente participação dos carros bicombustíveis (flexíveis) na frota nacional e a provável elevação das exportações.”

AÇÚCAR E CANA

Para o açúcar, a Lafis também desenha uma trajetória de alta. A produção brasileira deve aumentar, segundo a consultoria, mas ainda ficando aquém da crescente demanda. A expectativa é de um preço interno médio de 35,20 reais por saca (50 kg) em 2006, 15,2 por cento superior ao deste ano.

Nesta safra, no centro-sul, a produção deve ficar em 23 milhões de toneladas, 4,2 por cento mais que em 2004/05.

Para a safra de cana, a Lafis projeta uma moagem no centro-sul de 348 milhões de toneladas, com aumento de 6 por cento sobre a temporada passada.

“Para a safra 2006/07, a produção também deverá aumentar. Espera-se que o volume colhido ultrapasse 370 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de 6,2 por cento sobre 2005/06”, afirmou a consultoria.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram