JornalCana

Produção de açúcar vai crescer mais que a do etanol na safra atual

A moagem de cana-de-açúcar, na safra que se inicia, atingirá o volume de 509 milhões de toneladas, superando em 3,1% a última temporada, que produziu 493,2 milhões, de acordo com estimativa divulgada ontem pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica). Mas ficará 22% abaixo dos 652 milhões de toneladas registradas na temporada 2010/2011.

A produção do etanol hidratado terá um crescimento menor que o do açúcar. Pelas projeções da Unica, será produzido 11,1% mais açúcar (332,1 milhões de toneladas) que na safra 2011/2012, contra aumento de 5,7% do álcool combustível (21 bilhões de litros).

Diante destes números, a oferta de etanol continuará inferior à de 2010/2011, quando foram produzidos 25 bilhões de litros do combustível.

A falta de competitividade do álcool, em relação à gasolina, não deixou de preocupar o segmento. “Hoje, o etanol paga mais imposto por quilômetro r odado do que a gasolina”, lembrou o atual presidente da Unica, Marcos Jank – que sairá do cargo em breve.

Para Jank, os resultados da safra passada agravaram o problema do biocombustível. “A desaceleração da indústria, em termos de unidades, somada aos problemas climáticos, fez com que a gente tenha, ainda hoje, a pior safra dos últimos tempos”, afirmou Jank. “O desafio é produzir muito mais cana.”

O representante propôs que o etanol seja um substituto para as importações de gasolina. Estima-se que o Brasil irá importar, entre abril deste ano e março de 2013, 500 milhões de litros de gasolina. “Podemos, com o etanol, reduzir esse nível”, diz Jank.

Importação de etanol

A importação brasileira de etanol, estimada em 500 milhões de litros, terá queda de 66% na safra atual ante o ciclo anterior, estimou a Unica. Essa queda das compras brasileiras ocorre por conta da recuperação da produção. Na temporada anterior, o volume importado foi de 1,5 bilhão de litro s, um dos maiores da história, em meio à quebra de safra de cana do centro-sul do Brasil por conta de problemas climáticos e investimentos insuficientes na renovação dos canaviais.

A Unica estimou ainda uma redução da exportação de etanol do centro-sul para 1,7 bilhão de litros em 2012/2013, contra 1,85 bilhão de litros em 2011/2012.

Já a exportação de etanol do Brasil deverá ficar em 2 bilhões de litros, estável ante a da temporada passada. Segundo a Unica, 50% do que o Brasil exportou na safra 2011/2012 foi direcionado aos EUA. Mas este ano a entidade aposta em que o volume vendido aos EUA pode aumentar, se pesadas as vantagens que o biocombustível brasileiro, considerado avançado, tem em relação ao de milho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram