JornalCana

Produção de açúcar e de etanol no centro-sul ficará abaixo da safra passada

A produção de açúcar e de etanol no centro-sul do Brasil na safra 2011/12 ficará abaixo dos volumes observados na safra anterior, devido ao rendimento industrial inferior que tem sido registrado no processamento da cana, informou o diretor técnico da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), Antônio de Pádua Rodrigues.

Segundo ele, o volume de açúcar do centro-sul em 2011/12 deverá ficar aquém das 33,5 milhões de toneladas produzidas na safra passada, assim como a quantidade total de etanol não alcançará os 25,4 bilhões de litros de 2010/11.

Os canaviais estão apresentando uma média de quantidade de açúcar por tonelada de cana menor que o visto na temporada anterior, disse Pádua.

Um dos motivos é o clima, que foi excessivamente seco no ano passado, na época de desenvolvimento das lavouras, afetando o crescimento do canavial.

O diretor da Unica também citou a questão da idade avançada dos campos no Brasil de uma maneira geral, já que as práticas de renovação ficaram um pouco esquecidas nos últimos anos em meio aos problemas financeiros que as empresas do setor enfrentaram.

O rendimento inferior observado até o momento deverá ter um impacto no mercado global de açúcar, que conta com uma safra abundante do Brasil para ajustar os estoques, e também no mercado local de combustíveis.

O Brasil sofreu com uma oferta insuficiente de etanol na última entressafra (entre meados de dezembro de 2010 a abril de 2011).

Houve forte aumento dos preços do produto, o que também afetou o valor da gasolina, devido à adição de etanol anidro no produto.

Técnicos do governo federal e do setor produtivo participaram de uma reunião em Brasília na quinta-feira para discutir a situação do mercado de etanol, incluindo a possibilidade de alteração na mistura de 25 por cento de anidro na gasolina.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram