JornalCana

Produção de açúcar da Argentina em 2012/13 deve cair para 2,09 mi tons

A produção de açúcar da Argentina em 2012/13 deve atingir 2,09 milhões de toneladas, projetou o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Buenos Aires nesta quarta-feira. O número representa aumento em relação ao previsto inicialmente, por conta do clima favorável durante o período de colheita de cana. No entanto, a safra total do país deve ficar 2,8% abaixo da obtida em 2011/12.

O representante destacou que o clima mais quente do que o normal durante maio e junho, aliado a poucas geadas e chuvas durante a época de colheita, permitirão uma recuperação da moagem de açúcar a partir da cana. No entanto, as plantações de cana argentinas foram prejudicadas pela ocorrência de um longo período de seca que durou até março. A seca terminou em abril, mês em que as chuvas superaram a média histórica. A colheita está agora quase concluída, com exceção de uma usina em Salta que continuará operando em novembro.

O adido cortou em 15% a sua estimativa de exportações de açúcar da Argentina em 2012/13, para 220 mil toneladas, porque, no início da colheita, os preços domésticos estavam mais elevados do que os para exportação, o que estimulou as usinas a vender o produto no mercado interno.

Os custos de produção aumentaram em relação ao ano passado, destacou o representante, acrescentando que usinas de grande porte e eficientes devem ter bons retornos, mas outros processadores podem registrar perdas. O adido disse ainda que a expectativa é de que a indústria assine um acordo para estocar um grande volume de açúcar, que só será liberado no mercado no momento da exportação. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram