JornalCana

Produção da Usina Canabrazil será 100% orgânica

Com 100% de cana orgânica, a Usina Canabrazil começa a operar, em caráter experimental, no próximo ano, no município de Nova Porteirinha, Norte de Minas Gerais. A moagem, em 2007, será de 50 a 70 mil toneladas de cana e deverá chegar a 500 mil toneladas em 2010. Segundo o diretor da empresa, Paulo Fernando Caldas, a nova unidade terá um mix diferenciado, que inclui açúcar mascavo e orgânico, álcool combustível e, ainda, um pequeno volume de álcool orgânico voltado para o setor farmacoquímico, que estará em conformidade com as exigências da área de saúde.

O açúcar orgânico da usina mineira será, também, parcialmente destinado para o aumento da fabricação do Nék, um produto já fabricado pela Canabrazil Ltda e exportado, para a Europa e Estados Unidos, como repositor de sais minerais e carboidratos na forma de tabletes (porções de 18 gramas), xarope ou creme. “É consumido por esportistas, trabalhadores e estudantes. Nos Estados Unidos, é utilizado na merenda escolar”, afirma Paulo Caldas. De acordo com ele, os investimentos na unidade de Nova Porteirinha ocorrem também em função de contratos firmados para o fornecimento do Nék para clientes europeus, principalmente organizações não governamentais. A meta da empresa é iniciar a comercialização do produto – que tem grande potencial nutricional – no Brasil.

A Usina Canabrazil terá irrigação plena em toda área de cultivo de cana que deverá alcançar 4.500 hectares quando ocorrer a finalização do projeto. “Estamos na fase de implantação do viveiro de mudas. Com o apoio de órgãos de pesquisa, avaliamos quais são as variedades que apresentam melhor rendimento para as condições da região que tem um índice pluviométrico de 700 milímetros anuais”, observa. Além de bom rendimento agrícola (tonelada por hectare), a usina deverá contar com uma cana de elevado teor de sacarose, o que compensará os investimentos com irrigação.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram