Mercado

Produção da Índia será 40% maior em 2005/06

A Índia, segundo maior país produtor de açúcar do mundo atrás do Brasil, poderá produzir um volume 40% maior nesta safra, a 2005/06, com início a partir de outubro deste ano. As notícias confirmam as previsões feitas por analistas internacionais.

A expectativa é de que a produção de açúcar atinja 18,1 milhões de toneladas, ante uma produção de 12,9 milhões de toneladas, como reflexo do clima chuvoso que acabou beneficiando os canaviais daquele país, segundo informações do Ministro da Agricultura da Índia, Sharad Pawar, às agências internacionais.

Segundo o ministro, a Índia terá em estoques de passagem 4 milhões de toneladas durante o início da nova safra, que começa no início de outubro.

Por conta da menor safra dos últimos dois anos, a Índia quadruplicou suas importações de açúcar. A entrada da Índia no mercado internacional ajudou a sustentar os preços internacionais do açúcar na bolsa de Nova York.

Para esta safra, a expectativa é de que área plantada com cana naquele país alcance 4,1 milhões de hectares, 9% mais que no ano passado, de 3,75% milhões de hectares.

Banner Revistas Mobile