JornalCana

Produção agroindustrial cresce 1,6% em 2006

Ana Paula Grabois

A agroindústria brasileira fechou 2006 em recuperação. Depois de sofrer com a crise dos grãos no ano anterior, registrou, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) crescimento de 1,6% em sua produção. O resultado ficou em linha com o desempenho da safra agrícola de 2006, que foi 3,6% superior à de 2005. No ano passado, a produção agroindustrial, que representa cerca de 15% de toda a produção da indústria do país, caiu 1%.

“Em 2006, a agroindústria reverteu o resultado de 2005, quando houve a influência climática negativa, por conta da estiagem”, disse a gerente de análise e estatísticas da coordenação de indústria do IBGE, Isabella Nunes. A agricultura foi responsável pela recuperação do setor no ano passado, ao apresentar avanço de 3,4%. Os derivados da cana-de-açúcar foram os produtos que mais colaboraram para a agroindústria no ano passado, com elevação de 7,9% na produção.

De acordo com Isabella Nunes, a maior produção da cana-de-açúcar foi motivada pelo aumento das exportações nacionais de açúcar e álcool, favorecidas pela alta dos preços internacionais. A demanda interna também estimulou a produção de álcool, com o crescimento da frota de carros do tipo bicombustível.

Também tiveram destaque em 2006 a produção de fumo, cujo salto chegou a 6,2%, e a de celulose, com incremento de 4,2%.

Por outro lado, a pecuária contribuiu de forma negativa para a agroindústria em 2006, ao ter sua produção reduzida em 0,8% em comparação a 2005. “Tivemos os problemas da gripe aviária e do embargo à carne”, explicou a gerente do IBGE. No ano passado, a gripe aviária provocou a diminuição do consumo de aves em todo o mundo. Já as carnes bovina e suína brasileiras foram alvos de embargo por diversos países em virtude dos focos de febre aftosa em bovinos nos Estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná no fim de 2005.

Os produtos industriais derivados da avicultura tiveram queda de 3,4% no ano passado, após alta de 3% em 2005. Já os derivados industriais de bovinos, suínos e reses desaceleraram seu ritmo de produção e passaram de 0,8%, em 2005, para 0,5% em 2006. A produção de leite também arrefeceu e cresceu 0,6%, após subir 6,3% no ano anterior.

O IBGE apurou, ainda, queda de 8,7% na produção de inseticidas, herbicidas e outros defensivos em conseqüência da redução de 5% da produção agroindustrial ligada à soja. Além disso, houve o aumento do volume de importações dos defensivos devido ao câmbio e ao fim da alíquota de importação.

Ver mais em www.ibge.gov.br

http://www.valor.com.br/valoreconomico/285/agronegocios/179/Producao+agroindustrial+cresce+16+em+2006,,,179,4149874.html

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram