JornalCana

Procurador do MPT ministra palestra em evento de Segurança do Trabalho na Usina Caeté

Companhia realiza a sua 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Usina Caeté, em São Miguel dos Campos, começou na segunda-feira, dia 25 de julho e terminou nesta sexta-feira (29), reunindo no primeiro dia mais de 70 colaboradores, entre coordenadores, supervisores, diretores da empresa, o conselheiro Aryl Lyra, e contou com a participação do procurador do Trabalho, Doutor Rodrigo Raphael Rodrigues de Alencar, que ministrou a palestra de abertura com tema: Organização e Segurança do Trabalho.

A gerente de Gestão de Pessoas da Caeté, Marta Luciana Sampaio, deu as boas-vindas aos presentes e convidou os alunos do 6º ano, que compõem o Coral Vozes da Escola Conceição Lyra, para conduzirem o Pavilhão Nacional até o palco para a execução do Hino Nacional.

LEIA MAIS > Ingenio Magdalena avança como primeira Usina 4.0 na América Central

Logo em seguida, a gerente enfatizou que a “Usina Caeté reafirma sua preocupação com a Saúde e a Segurança de todos os seus colaboradores, desejando que aproveitem ao máximo os temas abordados e que sejam agentes multiplicadores dessas informações, para que possamos atingir um número cada vez maior de colaboradores.”

“Já travamos algumas discussões no âmbito administrativo e judicial e essa aproximação e interação vai permitir que a gente busque sempre o melhor, e promova o desenvolvimento do ambiente de trabalho com segurança. Vocês aqui são os líderes e devem multiplicar essa cultura de segurança. Assim, poderemos trazer ideias e novos projetos, mas, se não tivermos a participação efetiva de todos não conseguiremos jamais o resultado esperado! Estamos no processo de manutenção para retomada das atividades de safra em setembro e o engajamento proativo dos colaboradores é fundamental”, disse o diretor Administrativo da Caeté, Paulo Couto.

LEIA MAIS > Inclusão do produtor de biomassa no CBios pode ajudar mercado de CBIOs

O diretor Agroindustrial, Luiz Magno Brito, assinalou que a questão cultural é presente na sociedade e se faz necessário um repensar sobre inúmeros conceitos. “Vejo na cidade pessoas que não respeitam as leis de trânsito e sem utilizar os EPIs. Temos um grande problema cultural para vencer e mudar a consciência de todos nós diariamente.”

Jameson de Oliveira Ramos, engenheiro de Segurança do Trabalho da Usina Caeté, afirmou que mensalmente é realizada uma reunião onde, além dos incidentes, também são discutidos os desvios, que podem levar a um incidente.

“Criamos um formulário padrão interno e estamos desenvolvendo um aplicativo para que todo colaborador tenha o APP no celular. Servirá para registro de qualquer coisa que ele veja “fora da curva” dentro da empresa, independente de ter desvio ou não, deverá ser reportado para uma base de dados na área de Saúde e Segurança da Caeté. Com essas ações, não deixamos elevar o nível para um acidente. E assim, conseguimos tratar os desvios internos com uma economia de mais de 90%. Ou seja, só pelo fato de verificar, corrigir, e não deixamos agravar, garantimos uma redução no número de acidentes. Porém, só conseguimos isso com o envolvimento de todos”.

LEIA MAIS > Governo de MS anuncia nova redução na líquota do ICMS do etanol

“A causa determinante do acidente de trabalho, contraditoriamente ao que usualmente é dito, de que é um ‘erro humano’, tem a principal causa na organização do trabalho e na organização da empresa. É preciso procurar as causas profundas dos acidentes de trabalho para possamos prevení-los. Enquanto existir o raciocínio simplista de que o acidente de trabalho decorreu única e exclusivamente de um erro humano, não iremos conseguir prevenir os acidentes de trabalho“, afirmou Doutor Rodrigo Raphael Rodrigues de Alencar

“Todos os eventos sobre Saúde e Segurança no Trabalho são extremamente importantes porque é o momento em que a organização faz uma reflexão sobre o tema, podendo apurar e pensar melhor sobre as formas de abordar o tema e de traçar novas políticas e novos hábitos de prevenção dos acidentes de trabalho”, destacou o Procurador do Trabalho.

Para o Doutor Rodrigo, a Segurança do Trabalho não é apenas responsabilidade do SESMT da empresa, é uma responsabilidade de todos, “Desde o trabalhador com a função mais elementar ao presidente da empresa! É um compromisso, uma obrigação e dever de todos os integrantes da empresa, e assim tem que ser abordado!”, finalizou.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram