Mercado

Procon autua postos que subiram preço do etanol

O Procon-PR notificou ontem seis postos de combustíveis de Curitiba que aumentaram o preço do etanol sem justificativa. Para o órgão, os postos se aproveitaram da autorização do governo à Petrobras para reajustar em 6,6% os preços da gasolina nas refinarias e também subiram o valor do combustível extraído da cana-de-açúcar. Outros estabelecimentos devem ser notificados pelo Procon-PR ainda nesta semana.

“Os reajustes autorizados foram os da gasolina e do diesel, e não do etanol. Não houve motivo aparente para este aumento”, disse a coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano. Os nomes dos postos notificados não foram divulgados pelo órgão.

Os postos terão dez dias para responder à notificação, detalhando ao Procon-PR o que motivou o reajuste do etanol. “Se a justificativa não for plausível, nós poderemos aplicar multas”, adiantou Cláudia.

Segundo o Procon-PR, os postos que aumentaram o preço do etanol chegam a cobrar R$ 0,20 a mais por litro em relação ao preço anterior. Os estabelecimentos que reajustaram o combustível estão com preços acima de R$ 2 por litro, de acordo com o órgão.

O presidente do Sin¬di¬ca¬to do Comércio Vare¬jis¬ta de Combustíveis (Sin¬di¬combustíveis-PR), Roberto Fregonese, classificou como “inoportuna” a data escolhida pelos postos para reajustar o etanol, mas ressaltou que os estabelecimentos não cometeram nenhuma ilicitude. “Os preços dos combustíveis são livres. Não é preciso de autorização de quem quer que seja para se mexer nos preços”, disse.

Fregonese acrescentou que, pelo fato de o etanol ser uma commodity, o preço sobre alteração semanalmente, mas que esta oscilação não é repassada ao consumidor. “As pessoas precisam saber como funciona o mercado antes de falarem bobagens”, alfinetou o presidente do sindicato.

Em novembro do ano passado, o Sindicombustíveis foi multado pelo Procon-PR e pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), por causa do aumento repentino no preço dos combustíveis, às vésperas do feriado de Finados. O processo continua tramitando.

Banner Revistas Mobile