JornalCana

Primeiras variedades da cana vão entrar em teste no Brasil

A CanaVialis lançou, hoje, suas primeiras variedades de cana-de-açúcar para o mercado brasileiro. Depois de quase sete anos de pesquisa, a empresa vai priorizar as variedades precoces, para serem colhidas no início da safra, em seus lançamentos.

Segundo o líder da CanaVialis, Ivo Fouto, o foco da cana modificada será, principalmente, os mercados de São Paulo, noroeste do Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Batizadas de CV Pégaso e CV Centauro, as duas variedades são as primeiras desenvolvidas pela iniciativa privada para o setor sucroalcooleiro do Brasil.

Fouto explica que os dois tipos se diferenciam por apresentarem uma produtividade ligeiramente acima das demais do mercado, e por terem sido desenvolvidas para a colheita mecanizada. “As variedades possuem um porte ereto no crescimento, o que vai facil! itar a colheita mecanizada e também seu manejo agrícola, o que vai reduzir as perdas”, disse. o executivo também informa que as variedades são mais resistentes à doenças como ferrugem.

A expectativa é que as variedades comecem a ser comercializadas a partir de 2012. Até lá, elas serão plantadas como teste em cerca de 70 usinas. A CanaVialis espera que, no período de 10 anos, os produtos da empresa estejam em 60% da área plantada com cana no Brasil. Segundo Fouto, a estratégia é todo ano aumentar o portfólio de variedades de cana com novos lançamentos. Ele ressalta que entre as variedades que serão lançadas existem algumas voltadas para maior produção de biomassa, o que incrementaria a cogeração de energia, e outras adaptadas para o solo e clima das atuais fronteiras agrícolas da cana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram