JornalCana

Primeira usina de cana oficializa processo de certificação no RenovaBio

Divulgação é da UNICA

A Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio, já tem a primeira usina de cana-de-açúcar com processo oficializado de certificação.

Segundo divulgação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em seu perfil no LinkedIn, essa unidade produtora é a Vale do Paraná.

A Vale do Paraná é controlada pelo Grupo Pantaleon e a planta está localizada no município de Suzanápolis, no interior paulista.

Créditos CBios

Conforme a divulgação da UNICA, a “Vale do Paraná é a primeira usina do setor sucroenergético a colocar em consulta pública seus dados para certificação do RenovaBio.”

“Ao final do processo, a usina poderá obter a nota de eficiência junto à ANP e estará autorizada a emitir os créditos de descarbonização, os chamados CBios”, destaca a entidade do setor sucroenergético.

Mais sobre o processo de certificação

A consulta pública tem duração de 30 dias e detalha as informações auditadas pela Certificadora SGS.

Finalizado esse processo, a unidade da Vale do Paraná poderá obter a sua nota de eficiência energético ambiental junto à ANP.

De acordo com o processo divulgado, a empresa apresentou informações primárias para 100% da produção e atendeu aos critérios de elegibilidade em todas as propriedades produtoras de biomassa.

A etapa de consulta pública visa dar transparência à certificação e é um dos procedimentos que compõe o processo definido pela ANP na Resolução nº 758 de 2018, publicada em novembro de 2018, para a obtenção do Certificado de Produção Eficiente de Biocombustível.

“Essa iniciativa retrata o esforço que tem sido realizado pelo setor produtivo para atender os critérios de certificação e garantir a participação dos produtores no RenovaBio. Esse é apenas o início de um processo que deve se intensificar nos próximos meses”, ressalta o gerente de economia e análise setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Luciano Rodrigues.

A UNICA tem promovido workshops regionais para esclarecer levar informações sobre o processo aos produtores, esclarecer dúvidas das usinas e estimular a certificação de novas unidades produtoras.

O último workshop aconteceu na última passada em Sertãozinho, contou com a participação da Abraveri e da ANP, reunindo mais de uma centena de participantes.

Para mais informações sobre o RenovaBio, a certificação e as empresas credenciadas, acesse o site da ANP. em http://www.anp.gov.br/biocombustiveis/renovabio

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram