JornalCana

Primeira semana de novembro terá chuva volumosa no centro-sul do Brasil

Análise das condições do tempo na última semana: Frente fria e forte ciclone extratropical provocaram chuva forte e ventania no centro-sul do Brasil.

Na semana passada, uma rápida frente fria, acompanhada de um grande e forte ciclone extratropical, provocou temporais e ventania pelo centro-sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, as rajadas passaram de 80 km/h em várias cidades. Em relação à volumes de chuva, os maiores foram registrados no oeste do Paraná.

Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar atuou pelo centro-sul do Brasil e derrubou a temperatura. Este sistema foi forte para os padrões desta época do ano e provocou geada em algumas localidades do Sul do Brasil no fim de semana.

Ao longo da semana, a instabilidade aumentou na Região Norte e chuva forte e volumosa caiu sobre áreas do Amazonas, do Pará e de Rondônia.

No Nordeste, a semana foi marcada por sol, calor e tempo seco na maioria das áreas.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Primeira semana de novembro terá chuva volumosa no centro-sul do Brasil.

Esta semana começou com uma frente fria na Bahia que, entre o domingo (30) e a segunda-feira (31), provocou chuva volumosa no sul do Estado. Em Belmonte (litoral sul), foram mais de 100 mm acumulados. Porém, nas áreas agrícolas do oeste baiano, esta frente fria não teve influência e a semana segue com tempo aberto e firme nesta região, assim como também, na maior parte do interior do Nordeste. Somente no interior do Maranhão, há expectativa para algumas pancadas isoladas de chuva no decorrer desta semana.

A partir de terça-feira (01/11), uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e, até o fim da semana, avança pelo Sudeste e Centro-Oeste, aumentando as condições de chuva. Como mostra a Figura 2, até o dia 05 de novembro, há previsão de chuva volumosa nos três estados da Região Sul, em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, em São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas.

No fim da semana, a temperatura tende a cair no Sul do Brasil, mas não há expectativa de geada.

Na Região Norte, as chuvas mais frequentes e volumosas são previstas para o Amazonas e Rondônia.

No período entre 06 e 10 de novembro, a chuva pelo Brasil acontece principalmente por causa do calor e da alta umidade.

Fonte: (Climatempo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram