fbpx

Price Waterhouse apresenta soluções para reduzir custos em suprimentos

Segundo a consultoria paulista Carvalho & Romero, o conhecido “ABC” (Active Based Cost ou Custo Baseado em Atividade), engloba três elementos: informação, racionalização e orientação para o mercado. Sua real importância é ser uma ferramenta gerencial que dá às organizações uma visão muito mais clara de sua economia interna e externa. Seus primeiros estudos apareceram em meados da década de 80. Jeffrey Miller e Thomas Vollmann, pesquisadores da Boston University, deram início ao que anos depois seria o ABC com um texto intitulado de “A Fábrica Oculta”. Neste texto ficava evidente um dos principais problemas do setor industrial na época: os custos indiretos altos e crescentes.

Baseado no conceito da “Fábrica Oculta”, pesquisadores da “Harvard Business School” dirigiram os primeiros estudos de casos, alocando custos com base nos dados de transações. Os resultados foram surpreendentes. Eles identificaram muitos produtos cujos custos excediam em muito seus preços de venda. Também mostraram importantes produtos de alto volume cujos custos eram significativamente menores do que se pensava.

O resultado destes trabalhos chamou a atenção de muitos executivos e fez com que o “ABC” entrasse em moda da noite para o dia, sendo promovido como a nova contabilidade de custos, e divulgado exaustivamente por contadores, gerentes, promotores de seminários e criadores de software.

Esse tema também será motivo de palestra, debate e orientação durante a Infocana, quando Maurício Donaldo Girardello Filho, diretor da Price

Waterhouse Coopers – São Paulo, vai falar sobre “Redução de custos em suprimentos por meio da avaliação das atuais estratégias e processos de compras”.

A Infocana 2003 é o único evento completamente voltado para os executivos e administradores sucroalcooleiros, e acontece de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto (SP). Composto de um congresso e feira, o papel da InfoCana é disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

O Congresso INFOCANA traz outros grandes nomes da área, em painéis específicos sobre Gestão Estratégica; Recursos Humanos; TI – Tecnologia da Informação; Gestão Jurídica e Tributária ; Finanças e Comercialização; e Créditos de Carbono em Áreas Agrícolas.

Dentre os mais de quarenta especialistas e grandes nomes da área de gestão, a InfoCana também traz com exclusividade:

OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig. Ele vai discutir “o álcool como principal combustível na era hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”.

ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting. “Os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool”.

PLINIO NASTARI, presidente da Datagro, “Cenários e Tendências de produção e preço para as safras 2003/4 e 2004/5”.

ANTONINHO MARMO TREVISAN, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação, abordando “Crescimento Planejado – Aspectos fundamentais de um plano estratégico para empresas sucroalcooleiras”.

JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management, “Como adotar o sistema de Gerenciamento de Riscos, entre outras ferramentas, para mitigar os riscos relacionados à volatilidade do mercado futuro”.

CARLOS CEZARETO, vice-presidente do Banco Macquarie do Brasil, “Como

viabilizar e aproveitar os benefícios das Operações Estruturadas de

Financiamento como mecanismo alternativo de alavancagem de recursos”.

BRASIL SALOMÃO, advogado tributarista, diretor da Brasil Salomão e Matthes Advocacia, abordando “Planejamento Tributário – como otimizar a incidência de Tributos e Impostos sobre a atividade sucroalcooleira”.

A InfoCana também será palco, no dia 18 de setembro, do Simpósio anual do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, com palestras especiais do Professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano; e GILBERTO DIMENSTEIN, colunista da Folha de São Paulo e jornalista de renome internacional.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968-4010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X