JornalCana

Previsão recorde na safra de cana garantirá oferta de etanol

A previsão da safra de cana-de-açúcar que está sendo moída pela indústria sucroalcooleira este ano é de 651,51 milhões de toneladas. Se confirmada, haverá alta de 7,8% na produção total em relação ao ciclo 2009/2010 (604,51 milhões de toneladas), alcançando recorde nacional. O resultado faz parte do segundo levantamento da safra divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo Manoel Bertone, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, a projeção garantirá a oferta de etanol para todo o País, levando-se em consideração a manutenção das características positivas para o setor. “Esta é uma safra muito boa, promissora. Estamos verificando um aumento considerável na produção de etanol e açúcar e prevendo o pleno abastecimento do mercado com esta safra”, diz.

De acordo com os técnicos da Conab, a partir de abril, as chuvas tornaram-se escassas no Centro-Oeste, persistindo até o momento. Este comportamento do clima favoreceu as operações de colheita e aumentou a concentração de sacarose na cana. Em contrapartida, prejudicou o desenvolvimento dos canaviais.

Em agosto, a colheita, ainda em fase intermediária, alcançava 60% da maior parte dos canaviais. Do total de cana a ser esmagada, 54,9% (357,5 milhões toneladas) são destinados à produção de 28,4 bilhões de litros de álcool, o que representa elevação de 10,30% em comparação com 25,76 bilhões de litros na safra anterior. Deste volume, 20,2 bilhões de litros são do tipo hidratado e 8,2 bilhões do anidro. Os 45,1 % restantes vão para a produção de 38,1 milhões toneladas de açúcar, aumento de 15,35% sobre o período anterior. Na safra 2009/2010, foram produzidas 33 milhões toneladas de açúcar. O consumo interno deve chegar a 11,11 milhões toneladas, somando consumo direto mais produtos industrializados.

CPFL

A CPFL Energia iniciou a operação na Usina Baldin, em Pirassununga (SP), da primeira termelétrica da companhia movida à biomassa do bagaço da cana. A unidade tem 45 Megawatts (MW) de potência instalada e uma capacidade de vender 30 MW.

No mesmo dia, a Andrade Açúcar e Álcool, usina do Grupo Guarani, e a empresa de energia da Tractebel, afirmaram que a Usina Termelétrica Ibitiúva entrou em operação oficialmente. A planta produz bioeletricidade a partir do bagaço de cana e tem potência instalada de 33 MW.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram