JornalCana

Pressão no açúcar em dia de novas estimativas no Brasil

A previsão de mais chuvas nos próximos dias nas regiões produtoras de cana-de-açúcar no Brasil não foi suficiente para segurar os preços do açúcar no mercado internacional ontem. As cotações fecharam em queda pelo segundo pregão consecutivo em Nova York, e os analistas apontaram a falta de novidades como uma das razões para tal cenário. O preço do açúcar também está sendo considerado alto, o que pode ter reduzido o interesse. Os contratos com vencimento em março encerraram o dia em 22,45 centavos de dólar a libra-peso, recuo de 7 pontos.

“O mercado já incorporou os atrasos na moagem no Centro-Sul do Brasil. Nas próximas semanas, vamos passar por um marasmo de novidades, até que haja definição da safra indiana”, avalia Arnaldo Luiz Correa, da Archer Consulting.

Previsões da Somar Meteorologia apon! tam que apenas nos próximos 5 dias deve chover entre 70 mm e 100 mm na região de Ribeirão Preto (SP), uma das mais importantes para a cana no Centro-Sul. “Nesta primeira semana, as precipitações já atingiram de 100 mm a 150 mm”, diz Cássia Beu, meteorologista da Somar.

Alexandre Oliveira, analista da New Edge, diz que, apesar dos fundamentos positivos para o açúcar, ainda há incertezas quanto aos indicadores macroeconômicos, como taxa de juros e câmbio, o que contribuiu para que houvesse pouco movimento ontem no mercado de açúcar.

Ontem, duas consultorias divulgaram revisões da atual safra, sem provocar alterações no mercado. Mais otimista, a Agra/FNP previu uma produção de 30,3 milhões de toneladas de açúcar na safra 2009/10 (946 mil toneladas a mais que a projeção da Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar). Projetou também uma produção de 25 bilhões de litros de etanol, o que significa 1,3 bilhão de litros adicionais à estimativa da Unica).

Já a consultor ia FCStone projetou ontem produção de 28,9 milhões de toneladas de açúcar (429 mil toneladas a menos que a da Unica) e de 22,9 bilhões de litros de etanol (758 milhões de litros inferior à projeção da entidade).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram