JornalCana

Presidente Lula inaugura termelétrica de 60 MW

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visita a Cia.

Energética Santa Elisa – CESE, em Sertãozinho, amanhã (02), às 10h da manhã, para inaugurar a termelétrica de 60 MW de potência instalada. Dentre os ministros que acompanharão o presidente Lula, já estão confirmados Roberto Rodrigues, da Agricultura, Dilma Rousseff, das Minas e Energia, Antonio Palocci, da Fazenda, e Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Suficiente para iluminar uma cidade do porte de Ribeirão Preto, com 500 mil habitantes, ou ainda, para abastecer 500 mil casas populares, a nova unidade de geração de energia a partir da biomassa exigiu investimentos de aproximadamente de R$ 50 milhões dos quais R$ 35 milhões foram financiados pelo BNDES.

O projeto da termelétrica contemplou a instalação de uma das maiores

caldeiras, senão a maior, tendo como combustível a biomassa (bagaço), de alta pressão do mundo. A caldeira foi fabricada pela Sermatec, uma das maiores indústrias de base de Sertãozinho.

Da energia gerada, 30 MW será para consumo próprio e outros 30 MW co-gerados para venda, como excedente, à CPFL. Para gerar toda essa energia a CESE vai processar diariamente 25 mil toneladas de cana, produzir 1,3 milhão de litros de álcool e 40 mil sacos de 50 kg de açúcar e 7 mil toneladas de bagaço.

A nova termelétrica, que permite aumento de 50% na geração de energia, será um incentivo à produção de energia através da biomassa e indica um passo importante que a CESE dá na oferta de energia para o sistema, nesses mais de 50 anos como autoprodutora e como co-geradora há 10 anos, sendo pioneira em ambos os casos.

As informações são da assessoria de imprensa da CESE.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram