JornalCana

Presidente faz balanço positivo de viagem

A consolidação de novos mercados para o etanol brasileiro e a atração de investimentos para o país foram dois itens ressaltados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no balanço da visita oficial à Coréia do Sul e ao Japão, feito ontem em seu programa quinzenal de rádio. Mais otimista do que quando viajou, Lula afirmou que a visita fechou um ciclo da política externa implementada em seu governo e abriu espaço para produtos brasileiros de alto valor agregado, em dois mercados bastante competitivos nesses segmentos.

O presidente se disse animado com os resultados da visita e descreveu os acordos fechados com os dois países como uma “oportunidade histórica para o país”. “Voltei muito mais otimista, achando que quem estiver torcendo para o fracasso do Brasil vai quebrar a cara”, disse o presidente Lula.

Os acordos nos campos científico e tecnológico fechados durante a visita serão os principais instrumentos da investida brasileira nesses mercados, disse o presidente, ressaltando o comércio de etanol, impulsionado com a ratificação do Protocolo de Kioto, pela redução da emissão de gases poluentes no planeta, e do biodiesel. A divulgação da indústria de ponta brasileira foi outro foco da agenda do presidente nos dois países. Ele informou ainda que o Banco de Desenvolvimento da Coréia pretende instalar uma agência no Brasil para estudar oportunidades de investimento no país, sobretudo em projetos de siderurgia.

kicker: Os acordos científicos e tecnológicos serão os instrumentos da investida brasileira nos mercados asiáticos, segundo Lula

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram