JornalCana

Presidente da Unica critica atuação do governo brasileiro no Mercosul

O presidente da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, voltou a criticar hoje a atuação do governo brasileiro junto ao Mercosul, principalmente em relação ao açúcar, produto que está fora da lista de negociações do bloco. Em sua opinião, falta vontade política do governo brasileiro para solucionar o problema que a cana e o setor sucroalcooleiro nacional enfrentam dentro das negociações do Mercosul. “Esse é um assunto que já existe há 15 anos e até agora nada foi feito”, disse Carvalho.

Na opinião do executivo, essa situação “tira o tapete das negociações internacionais do setor”. Muitos países, principalmente da Europa, não se mostram favoráveis em adicionar o açúcar em negociações internacionais com o Mercosul, uma vez que a situação do produto não está resolvida dentro do próprio bloco. “E mesmo assim nenhuma autoridade tem coragem de tocar nesse problema”, disse.

Nas contas do representante dos usineiros, a indústria argentina produzia cerca de 1,5 milhão de toneladas de açúcar e, atualmente, essa produção já alcança 2,5 milhões de toneladas, com as exportações já alcançando um volume entre 700 mil e 800 mil toneladas. Carvalho participou hoje da reunião do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram