JornalCana

Presidente da Unica afirma que produzir álcool é vantajoso

O presidente da Unica, Eduardo Pereira de Carvalho, tentou, em seu discurso, convencer os usineiros que há mais vantagens em se produzir álcool do que açúcar, produto que atrai os usineiros pelo bom preço no mercado internacional.

“O mercado de álcool, que é um mercado de energia, é mais dinâmico, diferente do mercado de alimento, que cresce lento, de 2% a 4%, e é fechado”, comparou.

Dentro do mercado energético, ele destacou ainda o desempenho que o álcool poderá ter como alternativa do uso do petróleo. “Alguém tem alguma dúvida que teremos ao longo dos anos um crescente crescimento do preço real do petróleo, que teremos cada vez mais uma opinião pública mundial, especialmente dos países desenvolvidos, se voltando contra o consumo de petróleo e que a alternativa será o álcool, com menos efeitos de degradação ambiental?”, questionou.

Segundo ele, nem mesmo os atraentes preços do açúcar no mercado internacional, que atingem US$ 0,08 o quilo, compensam a produção desse produto em detrimento do álcool. “É um preço estupidamente remunerativo para nós, mas se não criarmos um mercado de álcool interno e externo vamos assistir de novo o preço de açúcar abaixo de US$ 0,05 porque não vamos ter o que fazer com os nossos canaviais já que não fomos capazes de perceber o mercado de álcool fantástico que está nossa frente”, disse.

O presidente da Unica destacou ainda a importância do equilíbrio na produção de açúcar e de álcool. “É necessário que entedamos que o sucesso do setor sucroalcooleiro do país se dá pelo fantástico modelo de associação entre o açúcar e o álcool, que é absolutamente original e que é objeto de inveja no mundo inteiro por sermos líder internacional desses produtos”. (Folha da Região)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram