JornalCana

Prêmio MasterCana 2023 reconhece BP Bunge em três categorias

Aplicação de tecnologia nas práticas agrícolas, ações estruturadas de melhoria contínua e projetos voltados ao desenvolvimento de colaboradores renderam destaque à companhia na premiação

Na noite da última segunda-feira (23), a BP Bunge Bioenergia saiu vitoriosa em três categorias do Prêmio MasterCana Brasil 2023, concedido anualmente a empresas e organizações que se destacam por seu desempenho, inovação e contribuições para o avanço do setor sucroenergético.

A companhia, que é uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, açúcar e bioeletricidade, teve iniciativas de sucesso premiadas nas categorias Área Agrícola, Programas de Qualidade e Produtividade, e Recursos Humanos.

“As três áreas em que conquistamos reconhecimentos são estratégicas para o nosso negócio e recebem investimento contínuo visando geração de melhorias que sustentem nossos planos de desenvolvimento. E o prêmio, que nos motiva ainda mais, mostra que estamos sendo bem-sucedidos neste processo, de desenvolver iniciativas assertivas, que trazem resultados importantes para as nossas operações”, comenta Geovane Consul, CEO da BP Bunge Bioenergia.

LEIA MAIS > MasterCana Award e MasterCana Brasil celebram a integração tecnológica

Destaques em práticas agrícolas, melhoria contínua e RH

Em Área Agrícola, o que rendeu o prêmio à companhia foi um conjunto de iniciativas desenvolvidas no CTT (Corte, Transbordo e Transporte), com destaque para a Frente 4.0, que é a digitalização dos processos dessa área, com o uso de um sistema de informações geográficas e aplicativos móveis, que tratam, consolidam e distribuem as informações para as equipes e para os pilotos automáticos das máquinas, gerando mais eficiência e produtividade.

O aumento médio de rendimento das colhedoras registrado foi de aproximadamente 18%, mas outros ganhos também são notados como redução de consumo de diesel e de perdas na colheita.

Para 2024 o objetivo é que todas as frentes de CTT da companhia utilizem o sistema em 100% das suas operações. Mas a Frente 4.0 vai além do uso de tecnologia, ela envolve padronização de processos, uma plataforma digital para gestão integrada de toda documentação, treinamentos para o time e até um campeonato com foco em segurança, qualidade e produtividade.

LEIA MAIS > Caltec Química Industrial recebe, no MasterCana Brasil 2023, o prêmio “Inovação em Insumos Agroindustriais”

Na categoria Programas de Qualidade e Produtividade, a companhia foi reconhecida pelos resultados do “Transforma”, programa de melhoria contínua implementado em 2020 para otimizar a performance operacional por meio da identificação, resolução e eliminação de problemas.

A iniciativa, cujos resultados ultrapassaram R$170 milhões até 2022, já promoveu cerca de cinco mil horas de treinamento, por meio das quais capacitou 350 colaboradores e certificou 35 coaches que atuam como agentes deste processo, e que contribuem para promover ações que fortaleçam o conceito de melhoria contínua na cultura organizacional.

Já em Recursos Humanos, a companhia se destacou pelo desenvolvimento e capacitação permanente dos colaboradores por meio das iniciativas: a “Escola de Negócios” e “Programa de Mentoria”. A primeira é uma imersão dos participantes em temas relacionados à cadeia de valor do negócio, aplicando conhecimento da estratégia de atuação das áreas e da empresa, , para que os profissionais atuem de maneira integrada e estratégica.

LEIA MAIS > Tereos é destaque em três categorias do prêmio MasterCana Brasil

Um dos diferenciais é a formação de multiplicadores internos, para garantir que o conhecimento dos profissionais referência da empresa possa ser compartilhando, contribuindo para a sustentabilidade do negócio.

A segunda iniciativa utiliza como estratégia a formação de mentores internos que possam disseminar seu conhecimento com outros profissionais. O objetivo é estimular a troca de experiência, oferecer orientação e promover oportunidades de aprendizado.

MasterCana Award e Brasil conta com patrocínio da DrulNetafimVeoliaGrupo Malagutti e apoio de AxiAgroCaltecCarmeuseS-PAA e Spraying System.

Para assistir à cerimônia completa de premiação CLIQUE AQUI

Fotos do evento disponíveis neste link

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram