JornalCana

Prejuízos com irrigação em pauta

Marco Antonio Balsalobre, diretor técnico da Bellman, vê falhas na implantação de sistemas irrigados com séria conseqüência sobre a rentabilidade da fazenda. Esse tema será questionado por ele no dia 4, durante o 20º Simpósio sobre manejo de pastagens, no campus da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), em Piracicaba (SP).

De acordo com a assessoria de imprensa, o diretor técnico da Bellman Nutrição Animal, ministrará a palestra “Irrigação de pastagens”, apresentando subsídios para a decisão de implantar ou não um sistema irrigado de pastagens e a importância do consumo da água, que poderá faltar nos próximos anos.

“Um dos maiores erros que são cometidos na análise de um sistema irrigado é que o ganho de peso não tem razão de ser maior que em um sistema não irrigado no período das águas. Água não melhora qualidade da planta, pelo contrário, há quem diga que piora. Outro erro é em relação à lotação, sempre mais alta do que a possível de ser atingida”, explica Balsalobre.

Balsalobre entende que a irrigação de pastagens, deve ser implantada em uma fazenda como uma das últimas tecnologias em um programa de aumento de lotação, justamente pelo alto investimento associado ao elevado custo da manutenção do mesmo, que aumenta o valor da arroba engordada. “Antes disso, muita coisa deve ser feita, entre elas, divisão de pastagens, adubação e diferimento”, finaliza.

Mais informações: www.fealq.org.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram