JornalCana

Prefeitos vão cumprir o Protocolo de Quioto

Mais de 130 prefeitos de várias cidades dos EUA reunidos em Seattle, no estado de Washington, anunciaram segunda-feira que irão cumprir o Protocolo de Quioto para reduzir as emissões de gases que produzem o “efeito estufa”. O prefeito de Seattle, Greg Nickels, iniciou em fevereiro uma campanha a favor deste tratado à qual aderiram outros 135 prefeitos, entre eles o de Nova York, Michael Bloomberg, e o de Los Angeles, James Hahn.

Os prefeitos, que governam no total 30 milhões de americanos, prometeram cumprir ou até melhorar as metas de Quioto com algumas medidas básicas, como convencer os navios a desligar seus motores quando estiverem ancorados nos portos e promover campanhas de informação pública.

“Vimos os efeitos potenciais (do aquecimento global) com os furacões da Flórida e o recorde de chuvas na Califórnia. Isto são sinais do que pode acontecer”, disse Nickels, do Partido Democrata.

Os Estados Unidos, que com 20,6% das emissões de gases estufa é o país mais poluidor do mundo, abandonou em 2001 a negociação do tratado por considerar que aplicá-lo em seu território lhe traria prejuízos econômicos e desemprego.

Bush promove biodiesel

Em busca de apoio para conseguir a aprovação de seu projeto de lei de energia — que está no Congresso desde 2001 –, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, promoveu neste início de semana o biodiesel e outras fontes alternativas de energia. Bush visitou uma fábrica em West Point, na Virgínia, que produz biodiesel a partir da soja, em uma tentativa de aumentar a importância dos combustíveis alternativos, para diminuir tanto a dependência do petróleo importado como as emissões poluentes que causam o efeito estufa.

“O biodiesel é um dos combustíveis alternativos mais promissores. Ao desenvolvê-lo estamos tornando o país menos dependente do petróleo estrangeiro”, disse o presidente americano lembrando que 65% do petróleo que chega às refinarias dos EUA vem do exterior, comparado aos 25% de 1985.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram