JornalCana

Preços sofrem queda com os elevados estoques

O preço do açúcar despenca com o superávit existente no mercado. Perto do final da safra de cana os produtores de açúcar continuam pressionados pela baixa demanda interna e externa, bem como pelos elevados estoques que vem retraindo as cotações.

Segundo o sucro-trainer da Sucdem, Isnae de Almeida, o açucar está cotado na linha média dos 6,00 centavos de dólar por libra-peso. Porém, há possibilidades do preço chegar a 5,90 ou mesmo 5,50 centavos de dólar por libra-peso em média.

“Devido a grande oferta dos outros países, a concorrência aumentou e os descontos também, países como a Rússia, um dos maiores compradores do açúcar brasileiro, ainda não definiu sua política de importação”, explica Almeida.

Também há uma ausência, além das importações russas, dos participantes na ala compradora, mesmo nos países de origem. Ao mesmo tempo, sobra açúcar nos estoques de alguns países do mundo, incluindo o Brasil.

Com a tendência da queda no preço do açucar, Almeida acredita que a correção do excedente aconteça no final da safra 2004, mas a oferta ainda continua maior que a demanda.

Excesso de açúcar

Segundo o presidente da Udop, Luís Guilherme Zancaner, ainda é cedo para dar uma estimativa de produção da safra atual, porém já adiantou que ela vai atrasar em decorrência da antecipação no início dessa safra, mas, já adianta que a produção de açúcar na região Noroeste deva ser 10% maior que a safra anterior.

Para Almeida a safra de 2004 pode atrasar também devido ao antecipação da safra desse ano, em contrapartida o grande estoque também contribui para atrasar a safra em 15 a 30 dias aproximadamente, mas isso deve ser ajustado a realidade de cada usina.

O Brasil deve chegar ao final da safra 2003/04 com exportações de 13,85 milhões de toneladas de açúcar, um volume 6% superior ao verificado na safra 2002/03, de 13,098 milhões.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram