JornalCana

Preços do açúcar tailândês devem baixar para evitar prejuízos ainda maiores

expansion-1024x698Produtores de açúcar na Tailândia estão sendo pressionados para abaixarem seus preços no varejo, frente à exigências da Comunidade Econômica da Asean-Associação de Nações do Sudeste Asiático, que consequentemente poderia abrir o mercado do país para importações mais baratas, de acordo com a Reuters.
O segundo maior exportador de açúcar do mundo, depois do Brasil, tem fixado seu preço de varejo acima das taxas de mercado, para garantir um lucro para os agricultores. Mas com cerca de 3 milhões de toneladas de açúcar tailandês parados e preços globais em queda, a Tailândia precisa cortar seu preço de varejo para evitar maiores prejuízos, de acordo com especialistas.
Mudanças significativas são esperadas para 2015 no país, no âmbito econômico, já que o mercado comum regional entrará em vigor e isto vai permitir o fluxo livre de bens, serviços e forças de trabalho entre as dez nações do Sudeste Asiático, incluindo importadores de açúcar da Indonésia, Filipinas e Malásia. Enquanto os vizinhos da Tailândia não são exportadores de açúcar, há temores de que uma vez que a zona de comércio esteja configurada, o açúcar de grandes produtores, como o Brasil, poderia entrar na Tailândia via comércios de fronteira de membros da AEC como o Camboja, Laos e Malásia.
O preço do açúcar no varejo está atualmente em THB23.5 (0,73 dólares) por quilo, cerca de 5 baht maior do que deveria ser, com base em um preço global de THB15.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram