JornalCana

Preços do açúcar refletem boa demanda e oferta equilibrada

Os recentes aumento das cotações futuras do açúcar na bolsa de Nova York confirmam as expectativas de empresários brasileiros do setor sucroalcooleiro e boa parte dos analistas de mercado, que apostavam que o preço da commodity iria ultrapassar a barreira dos 10 centavos de dólar.

Apesar da queda observada na sexta-feira, dia 5, quando os contratos para outubro fecharam em 10,08 centavos, com recuo de 14 pontos, e os contratos para março de 2006 encerraram a 10,17 centavos de dólar, com queda de 10 pontos, os fundamentos para o produto continuam firmes.

As apostas são de que a oferta equilibrada no mercado internacional, mesmo com a boa safra brasileira, deverá manter o suporte aos preços. Importante consumidor mundial, a Índia deverá recuperar parte de sua produção. Contudo, esta recuperação não será suficiente para que a Índia recomponha seus estoques.

A maior disposição das usinas do setor sucroalcooleiro do Brasil em produzir mais álcool — uma vez que a demanda por flexfuel cresce no mercado interno e há interesse pelo álcool brasileiro no exterior — também é fator de suporte aos preços.

Na semana passada, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que o setor sucroalcooleiro vive uma de suas melhores fases. Rodrigues afirmou que vê o setor de agroenergia e etanol com grande potencial.

Para o álcool, as perspectivas são melhores, com previsão de que o consumo de álcool no mercado interno terá de crescer 11 bilhões de litros de álcool a mais até 2013 para atender ao crescimento da frota dos carros bicombustível.

No caso do açúcar, Rodrigues disse que as usinas brasileiras vão continuar investimento, uma vez que há oportunidades com a queda das exportações da União Européia e crescimento anual do consumo de 2% ao ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram