JornalCana

Preços aos produtor sobem; açúcar cai

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), apurado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, teve variação positiva de 2,45% na primeira quadrissemana de agosto. Desde a terceira quadrissemana de março o IqPR não apresentava valor positivo, sinal de recuperação das cotações para os produtores.

Para os produtos de origem vegetal (IqPR-V) houve queda de 1,17%, enquanto para os de origem animal (IqPR-A) a alta chegou a 9,90%. Apesar do valor negativo, o IqPR-V recuperou dez pontos percentuais nas últimas três quadrissemanas, fruto da desaceleração da queda nos preços dos produtos vegetais. O IqPR-A tem mantido alta nas últimas nove quadrissemanas.

A cana-de-açúcar esteve entre as maiores quedas (-6,72%) no período analisado, resultado dos menores preços do açúcar no mercado internacional, em associação ao aumento da área plantada no Brasil. Outros produtos em queda foram a batata (-9,46%) e a laranja para mesa (-4,98%), comportamento que reflete a oferta desta época do ano, mesmo motivo que influenciou o preço da cana.

O aumento para o tomate resulta em menor produção decorrente de clima desfavorável e, principalmente, intempéries. Para a carne de frango, o bom desempenho das exportações continua pressionando o preço no mercado interno. Quanto ao leite, o produto está pouco ofertado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram