JornalCana

Preços agrícolas sobem 3,9% em novembro e têm maior alta do ano

Os preços agrícolas tiveram em novembro a maior alta mensal do ano. O Índice de Preços Recebidos (IPR) de novembro, medido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura de São Paulo, subiu 3,94% em novembro. A maior alta mensal anterior tinha sido registrada em junho, de 2,27%.

“Muitos produtos que estavam em queda pararam de cair e tiveram uma estabilidade nos preços enquanto outros registraram aumento das cotações, como café, cana e as carnes”, afirma Nelson Martin, coordenador do IEA.

Segundo levantamento do IEA, os preços das aves foram os que tiveram a maior alta, seguidos pelas cotações do café, que subiram 16,13% e 16,10%, respectivamente em novembro. No acumulado do ano, as cotações das aves apuraram alta de 26,76%, enquanto as do café acumulam elevação de 44,68%.

A alta do café e das aves foram os grandes responsáveis pelos ganhos nos seus respectivos grupos. No caso dos produtos de origem vegetal, o grupo registrou uma alta de 2,53%, enquanto os de origem animal subiram 6,53% em novembro.

O forte aumento dos preços no mês de novembro deve se manter também em dezembro, porém não com taxas de crescimento tão expressivas. “Para o próximo mês, o IPR deve variar entre 1,5% e 2%. A variação ainda vai depender da influência que o clima irá exercer sobre a safra brasileira de grãos, que já está praticamente toda plantada”, afirma Martin.

Com uma estimativa de 2% para o IPR de dezembro, Martin acredita que no acumulado do ano os preços agrícolas acumulem uma alta de cerca de 10%. Em 2003, o IPR do ano ficou em modestos 1,81%. “No ano passado, alguns produtos, como laranja e açúcar, caíram muito a partir do segundo semestre. Isso pressionou o índice anual, que acabou ficando em um nível mais baixo”, afirma o coordenador do IEA.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram