JornalCana

Preços agrícolas sobem 0,66% na 3ª quadrissemana de janeiro

Os preços recebidos pelos produtores agrícolas paulistas tiveram alta de 0,66% na terceira quadrissemana de janeiro de 2008, encerrada em 23 de janeiro, aponta o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) divulgado nesta terça-feira (29).

O levantamento, realizado semanalmente pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), mostra que os produtos de origem animal (IqPR-A) subiram 3,58% no período, enquanto os produtos de origem vegetal (IqPR-V) avançaram 2,37%.

Entretanto, se a cana-de-açúcar for excluída do índice, o IqPR apresenta alta maior no período, de 0,99%. Para produtos vegetal, o acréscimo na quadrissemana foi de 5,35%. O avanço resulta da alta de preços do tomate para mesa (115,97%), laranja para indústria (4,43%), soja (3,80%) e café (1,57%).

A forte alta do preço de tomate para mesa resulta da aceleração da colheita, entre meados de novembro até a terceira semana de dezembro, em função do clima favorável. Com isso, houve redução da oferta neste mês. O IEA estima que a situação será normalizada nas próximas semanas.

Os produtos que apresentaram variação negativa nas cotações na terceira quadrissemana de janeiro foram: batata (16,72%), feijão (5,31%), banana nanica (4,48%). Com a entrada da safra de batata e feijão, os preços voltam a se estabilizar. No caso do feijão, a baixa reflete o início da colheita no Paraná

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram