JornalCana

Preços agrícolas recuam em março

O índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) – vinculado à Secretaria de Agricultura de São Paulo -, confirmou as expectativa e encerrou março com variação negativa de 0,43%.

No primeiro trimestre do ano, o indicador acumulou queda de 2,86% e perdeu para os principais termômetros que medem a inflação no país. No mesmo intervalo, o IGP-M registrou variação positiva de 2,73%, enquanto o IPC-Fipe subiu 1,08%, de acordo com estimativa do próprio IEA.

O IPR havia fechado janeiro e fevereiro também em queda – 1,99% e 0,46%, respectivamente -, mas para abril a expectativa de Nelson Batista Martin, diretor do IEA, é de variação positiva do índice, de até 0,5%. Confirmada, será o primeiro fechamento mensal no azul desde dezembro.

Para Martin, entre os produtos que poderão subir em abril estão milho, café e frango. No caso do milho, a sustentação viria da redução desta safra de verão, em razão de problemas climáticos, e da safrinha de inverno, pelo atraso no plantio provocado pelos problemas na colheita de soja em algumas regiões, também em virtude do clima. Normalmente a safrinha de milho é semeada depois de colhida a soja.

No atacado paulista, os preços agrícolas subiram 0,3% na semana de 25 de março a 1º de abril em relação ao intervalo anterior, segundo pesquisa da MSConsult com base numa cesta de 14 produtos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram