JornalCana

Preços agrícolas paulistas mantêm tendência de alta em setembro

Os preços agrícolas no Estado de São Paulo voltaram a fechar em alta na segunda quadrissemana de setembro. O Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos agricultores paulistas ficou positivo em 2,53%. No entanto, houve uma redução de 1,05 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior.

Segundo o diretor do Instituto de Economia Agrícola, Nelson Martin, a tendência é que os preços se mantenham nesse patamar e fechem o mês com avanço de 2%. “Houve um aumento muito expressivo em agosto e na primeira quadrissemana de setembro, o que levou os preços agrícolas para um patamar elevado. Ocorre agora uma acomodação dos preços, portanto a alta no final do mês será menos significativa.”

O milho voltou a ser o destaque da quadrissemana, com incremento de 21,72%. O avanço se deve ao fim da colheita da safrinha e da retenção do grão pelos produtores em busca de preços mais elevados.

Os ovos foram o produto que apresentaram a maior queda no período com 4,03%. Segundo Martin, isso se deve ao fato de ter havido um aumento muito grande de preços entre os meses de fevereiro e abril. Agora, com a oferta mais elevada, os preços tendem a cair. “Os ovos continuarão com preços em queda, mas nada muito expressivo.”

Dos 19 produtos analisados, quinze apresentaram variação positiva no preço: amendoim, arroz, banana, batata, café, cebola, feijão, laranja, milho, soja, trigo, tomate, aves, boi gordo e suíno. Apenas dois produtos tiveram redução: cana-de-açúcar e ovos. O algodão e o leite ficaram estáveis.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram