JornalCana

Preço será alto por até 6 anos, diz Rodrigues

Os preços mundiais dos alimentos não deverão recuar dentro dos próximos quatro a seis anos, até que a produção global de grãos se recupere para atender à nova demanda dos países emergentes, afirmou o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

A adoção de produtos como milho e trigo na produção de biocombustíveis tem sido apontada como a principal razão para a disparada dos alimentos.

É essa elevação que tem gerado protestos e distúrbios e levado governos a impor restrições a exportações e controle de preço.

Mas o ex-ministro brasileiro, que é produtor de cana-de-açúcar, afirmou à Reuters que, embora os biocombustíveis contribuam para a inflação de alimentos, eles têm sido culpados injustamente.

Ele argumentou que a alta dos preços tem sido causada por uma demanda “explosiva” de mercados emergentes como a China e a Índia.

“É o equilíbrio entre oferta e demanda que irá resolver esse problema que temos hoje. Mas a solução não virá no curto prazo”, afirmou Rodrigues. “Isso poderá levar quatro, cinco, seis anos.”

A demanda cresce 4,8% ao ano em média na Ásia, na África e nos países da América Latina, enquanto aumenta 2,6% ao ano nos países desenvolvidos, disse Rodrigues.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram