JornalCana

Preço pago ao produtor sobe 2,40% em SP

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), na segunda quadrissemana de maio, registrou alta de 2,41%, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O índice dos produtos de origem vegetal (IqPR-V) fechou com variação positiva de 3,56%, enquanto que o índice dos produtos de origem animal (IqPR-A) apresentou variação negativa de 0,47%. Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo, devido a sua importância na ponderação dos produtos, as variações do IqPR e do IqPR-V (produtos vegetais) continuam positivas mas recuam para 0,94% e 2,28%, respectivamente

Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas nesta quadrissemana foram: banana (33,18%), feijão (7,42%), carne suína (6,29%), soja (4,63%) e cana de açúcar (4,51%). A elevação nos preços da banana está dentro dos padrões de varia ção estacional da fruta. Os preços da cana apresentaram ganhos em razão do aumento dos preços internacionais do açúcar e consequente incremento das exportações de açúcar, proporcionado pela quebra de safra em grandes produtores mundiais, diz um comunicado.

Os preços da carne suína continuam a subir, estimulados pelo aumento das exportações que, em abril deste ano foram 11% superiores às de abril de 2008. A ocorrência de gripe suína (apesar de não haver nenhum registro de contaminação em suínos, do animal para o homem e vice-versa), na América do Norte, já provoca restrições dos importadores russos que devem favorecer os produtores brasileiros. Os preços dos suínos, embora tenham crescido na quadrissemana ainda estão bem abaixo do mesmo período no ano anterior.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços na segunda quadrissemana de maio foram: tomate (11,94%), ovos (10,09%), arroz (8,04%), amendoim (5,43%) e carne de frango (5,03%). Para o arroz, o IEA aponta que o final da colheita no Rio Grande do Sul com boa produção, abasteceu o mercado consumidor, assim os preços recebidos pelos produtores paulistas de arroz vêm caindo, depois de atingir patamar bem acima do ano passado e do produto concorrente gaúcho. Ainda permanecem acima do preço de abril de 2008.

No caso dos ovos, a redução do consumo nos períodos posteriores a quaresma, ainda influencia na queda dos preços. A queda nos preços do amendoim ficou mais lenta, preparando-se para a inversão de tendência nas próximas semanas. As cotações já são quase metade daquelas de um ano atrás.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram