JornalCana

Preço médio do álcool cai em São Paulo

Na semana em que os usineiros fecharam acordo com o governo federal de teto do álcool carburante – anidro e hidratado – de R$ 1,05 por litro, os preços médios do produto no estado de São Paulo ficaram abaixo do valor máximo estabelecido, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), ligado à Universidade de São Paulo (USP). Os preços do álcool anidro tiveram queda de 3,34%, para 1,04781, enquanto os do álcool hidratado caíram 1,38%, para R$ 1,02057.”A desvalorização do álcool anidro resultou da acomodação do mercado diante das novas regras que entraram em vigor em janeiro”, explica a pesquisadora do Cepea, Mirian Rumenos Bacchi. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinou uso obrigatório de corante no álcool anidro a partir deste mês. Em São Paulo, as vendas de álcool anidro foram limitadas a distribuidoras que tenham comprado gasolina.

No caso do álcool hidratado, a semana foi marcada por menos negócios do produto, diante da expectativa do resultado da reunião do governo com representantes das usinas.

Míriam preferiu não estimar como os preços irão se comportar após a definição do mesmo valor máximo para as duas modalidades do produto. “O importante para o consumidor é que os preços ficaram abaixo do acordado”, diz. O diretor técnico da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, declarou, na semana passada, que “se o preço do álcool hidratado vai subir ou cair, vai depender dos preços do mercado”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram