JornalCana

Preço do MWh da biomassa cai mais 19%

O teto do Preço da Liquidação das Diferenças (PLD), empregado na venda do megawatt-hora (MWh) feito da biomassa, despencou mais 19%.

Entre o sábado (12/09) e a próxima sexta-feira (18/09), o MWh pelo PLD está fixado em R$ 199,89, queda de 19% em relação ao valor da semana anterior.

O valor do PLD é administrado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Segundo a CCEE, as afluências esperadas para o Sistema Interligado Nacional (SIN) subiram de 91% para 106% na terceira semana de setembro, um adicional de 5.800 MWmédios de energia ao sistema, contribuindo para a redução do PLD.

Leia mais: Entenda a formação de preços do MWh nos leilões

Leia mais: Preço do MWh feito da cana cai 10,4%

O sistema interligado de energia registra mais água nos reservatórios das hidrelétricas (Foto: Unica/Divulgação)
O sistema interligado de energia registra mais água nos reservatórios das hidrelétricas (Foto: Unica/Divulgação)

O Sudeste é o subsistema que concentra o maior volume das afluências previstas para o sistema no período, passando de 90% para 125% da média histórica, um aumento de 6.100 MWmédios em energia. Já para o Sul, as afluências esperadas caíram de 105% para 98% (-800 MWmédios). Os submercados Nordeste e Norte seguem sem alterações significativas no período.

Os limites de intercâmbio de energia entre os submercados não foram atingidos, resultando na equalização dos preços entre eles, assim como ocorrido nas semanas anteriores de setembro.

Leia mais: MWh solar ganha R$ 91 mais que o MWh da cana

Houve elevação de 1.100 MWmédios nos níveis de armazenamento dos reservatórios do SIN em comparação ao esperado na última semana. Foi registrado o aumento de 1.800 MWmédios no Sudeste e redução dos níveis nas regiões Sul (-500 MWmédios) e Norte (-250 MWmédios).

A passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, esperada para a próxima semana, contribui para a previsão de queda da carga no SIN de 1.400 MWmédios.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram