JornalCana

Preço do álcool deve começar a cair ainda esta semana, diz Rodrigues

O preço do álcool combustível nos postos deve começar a cair ainda nesta semana, segundo o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Na semana passada, o governo fechou um acordo com os produtores para diminuir o preço do litro do álcool na usina de R$ 1,08 para R$ 1,05.

“Estamos detectando por que essa redução ainda não chegou aos postos. A razão mais tratada é que havia estoque na mão das distribuidoras aos preços anteriormente praticados. Então, é preciso construir esses estoques para que o reflexo do preço na usina surja na bomba. E acho que isso está por acontecer”, disse Rodrigues.

Segundo ele, o ministério não sabe o preço pelo qual o álcool foi comprado pelas distribuidoras, mas há uma diretriz para que o consumidor não seja prejudicado. “Talvez tenha sido adquirido a preços mais altos do que estavam sendo praticados antes do acordo. O Ministério das Minas e Energia vai convocar as distribuidoras e postos para começar nesta semana ainda”, informou.

Sobre a elevação de aproximadamente 4,5% no preço do álcool nas bombas apontada na pesquisa semanal da ANP (Agência Nacional do Petróleo) em cidades como Brasília e São Paulo, Rodrigues disse que, no âmbito das usinas de açúcar e álcool, o acordo foi implementado e os preços caíram abaixo do nível que foi combinado com os produtores, “não havendo nenhuma razão para que os preços na bomba subam”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram