Mercado

Preço do álcool deve aumentar nos postos

O preço do álcool nas bombas dos postos de gasolina pode ficar entre R$ 0,07 e R$ 0,09 mais caro ainda nesta semana – cerca de 11% de aumento – de acordo com estimativa do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom). “A tendência é que o álcool suba. Mas como esse é um mercado desequilibrado, onde há muita sonegação, nem sempre as distribuidoras conseguem reajustar a tabela”, afirmou Alísio Vaz, diretor de Defesa da Concorrência do Sindcom. Segundo o sindicato, o reajuste é conseqüência do aumento dos preços praticados pelos produtores.

Para a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), no entanto, não há aumento de preços, mas uma recuperação de valores perdidos nos últimos meses.

O preço do álcool é regulado pelas regras de mercado e no início do ano a expectativa de excedente na produção provocou queda de até 38% no custo para as distribuidoras, de acordo com a Unica. A superprodução acabou não se concretizando e a tabela da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que acompanha a variação semanal do valor de venda do álcool praticado pelos produtores, aponta que a tendência de queda nos preços foi interrompida ao final de junho. (Gazeta de Alagoas)

Banner Revistas Mobile