Mercado

Preço do açúcar ainda não reage com a entrada da safra

Nem mesmo o avanço da safra de açúcar no Centro-Sul do país, iniciada com 30 dias de antecedência, ajudou a pressionar para baixo os preços do açúcar no mercado interno. Levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostra que as negociações continuam lentas, com as compras realizadas em pequenos volumes.

As cotações do produto no mercado interno seguem firmes, com ligeiro viés de baixa. A saca de 50 quilos do açúcar cristal fechou a semana passada a R$ 39,23, com recuo de 0,33% sobre o dia anterior.

No momento, cerca de 75 usinas sucroalcooleiras já estão operando, de acordo com a União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica). A expectativa é de que a safra de açúcar fique em 18,7 milhões de toneladas e a de álcool, em 12,6 bilhões de litros.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê um volume maior de produção para a safra 2003/04. A produção brasileira de cana ficaria em 333 milhões de toneladas, das quais 282 milhões para o Centro-Sul. A oferta de açúcar ficaria em 22,4 milhões de toneladas, um volume 6% menor que a safra anterior. A produção de álcool atingiria 13,92 bilhões de litros.

Banner Revistas Mobile