JornalCana

Potencial está na agroindústria

Detentor do menor PIB da região Nordeste, o Piauí busca maior crescimento hoje com uma mistura de integração de suas regiões, incentivos à instalação de empresas e capacitação de mão-de-obra. Quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado está concentrado nos setores de comércio e serviços. O produto mais exportado é a cera de carnaúba, com vendas de US$ 19,2 milhões até setembro, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Essa atividade emprega mais de 100 mil pessoas, a maioria do norte do Estado, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

A vocação industrial do Estado ainda é incipiente. O presidente da Fiepi Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Antonio José de Moraes Souza, afirma que o setor não tem destaques, mas “setores potenciais”, como manufatura de alimentos. O isolamento da região sul piauiense, que estimula o debate sobre a divisão do Estado, é apontada pelo economista e ex- professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Clésio Melão, como um dos principais entraves ao desenvolvimento econômico do Piauí. Segundo ele, a atual gestão vem mantendo uma estratégia para romper esse isolamento, incluindo os incentivos para instalação de empresas naquela área e melhoramento viário da ligação entre sul e norte do Estado. Para Melão, o grande potencial do Piauí está na agroindústria, com destaque para a produção de biodiesel a partir da mamona

Na área de biocombustível, o principal projeto pertence ao grupo Olho Dágua, que está no Piauí há cinco anos, emprega 2 mil pessoas e, nesse período, elevou processamento de 270 mil toneladas de cana-de-açúcar por ano para 710 mil no ano passado. O grupo realizou um trabalho de qualificação feito em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Para o presidente da Fiepi, a implantação de indústrias do segmento de alimentos ampliaria a exportação de mais produtos manufaturados, que utilizam matéria-prima que hoje sai do Estado sem gerar crescimento industrial e postos de trabalho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram