JornalCana

Postos de Ribeirão Preto são autuados

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, fiscalizou 30 postos e 208 bombas medidoras de combustível em Ribeirão Preto (SP). No total, oito postos e 14 bombas foram autuados por irregularidades. Entretanto, apenas três bombas estavam de fato lesando o consumidor na hora do abastecimento. Os demais erros encontrados foram técnicos – vidros quebrados, mangueiras fora do tamanho padrão, luzes queimadas etc. -, ou seja, não prejudicavam na hora de colocar combustível no tanque.

A maior irregularidade metrológica identificada na fiscalização foi no Auto Posto Roncador Ltda., na avenida Independência, 3.560. Em um abastecimento de 20 litros, uma de suas bombas deixava de fornecer 200 mililitros, o dobro da tolerância permitida por lei. Em 20L abastecidos a lei prevê a falta de 100 ml, em termos práticos, um pequeno copo descartável cheio.

Os outros dois postos que prejudicavam os clientes ao fornecer combustível foram: Rede Certo Comércio de Combustíveis Conveniência Ltda. , na rua Santos Dumont, nº179 e o Marechal Comércio de Combustíveis Ltda., na avenida Marechal Costa e Silva, nº361. Em abastecimentos de 20 litros havia a falta de 150 ml e 140 ml, respectivamente.

Os proprietários dos postos autuados (dos três com irregularidades contra o consumidor e dos cinco com problemas mecânicos) têm 15 dias para apresentar defesa junto à Superintendência do Ipem-SP.

Após esse período, a Superintendência analisa jurídica e administrativamente cada caso para estipular a penalidade administrativa cabível, que varia de uma advertência ao pagamento de multas no valor de R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Masi informações: 0800.13.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. A ligação é gratuita de qualquer um dos 645 municípios do Estado. Outra forma de contato é o: www.ipem.sp.gov.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram