JornalCana

Possível aumento no valor das exportações de etanol aos EUA preocupa

Uma proposta elaborada pela EPA – Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos , sigla em inglês, pode encarecer a exportação de etanol brasileiro ao mercado americano. De acordo com a presidente da Unica – da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina, a proposta foi divulgada no início do segundo semestre e não há previsão se será regulamentada.

Sabendo do problema, a representante havia solicitado que a presidente Dilma Rousseff pleiteasse junto ao presidente americano, Barack Obama, que a proposta não fosse levada adiante. Contudo, a conversa aconteceria em outubro, durante visita que a brasileira faria aos EUA. Por problemas diplomáticos, a viagem foi cancelada. “Sempre trabalhamos com variáveis. Sabemos que a agenda da Presidente da República é muito ampla, mas soube que este era um dos assuntos principais a ser tratado. Vamos continuar atuando na questão por outros meios”.

A EPA quer que os volumes de etanol de cada usina exportadora aos EUA sejam identificados. Se a medida for adotada, não será possível transportar o produto até os portos por etanolduto nem enviar etanol de diferentes usinas no mesmo navio. “Não podemos ficar parados. É preciso mostrar que essas propostas são negativas não só para o Brasil, mas para o desenvolvimento do etanol como commodity internacional”, frisou.

img8680

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram