JornalCana

Portos do Paraná movimentam mais de 32 milhões de toneladas

O superintendente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Eduardo Requião, anunciou ontem que os Portos do Paraná ultrapassaram a marca de 32 milhões de toneladas movimentadas. “Este volume é resultado da economia do Paraná em amplo crescimento e de um trabalho feito junto aos produtores, exportadores e mercado comprador. É a qualidade e a eficiência do Porto de Paranaguá, que estão sendo “vendidas” aos consumidores, junto com a produção extraordinária e de procedência garantida do nosso Estado e do nosso País”, disse o superintendente da APPA.

Os produtos embarcados e desembarcados nos portos do Paraná apresentaram, na sua maioria, significativo crescimento, apesar de algumas cargas ainda demonstrarem volumes inferiores ao ano passado, como é o caso da exportação de açúcar e de couro. “Enquanto alguns analistas do setor portuário repercutiam o pessimismo sobre a movimentação de determinados produtos, como o açúcar e a celulose, o Porto de Paranaguá demonstrou na prática que é possível vencer desafios e crescer. Nenhuma previsão pode ser pessimista, porque a tendência é o desenvolvimento, prova disso é que as importações de fertilizantes estão recebendo um incremento expressivo, passando de 4 para 5 milhões e que serão utilizados no solo agricultável”, comentou Requião.

O incremento na movimentação portuária será novamente uma realidade assim que os produtos armazenados no Porto sejam destinados ao mercado externo através do Corredor de Exportação. Portanto, as mais de 32 milhões toneladas que já foram movimentadas até agora, serão acrescidas de 323 mil toneladas de milho, 530 mil toneladas de farelo, 42,3 mil de toneladas de soja e 6,3 mil de toneladas de sorgo.

Na somatória de todos os volumes, os segmentos movimentados pelo Porto (carga geral, granéis líquidos e sólidos) registraram aumento significativo em relação ao ano passado. Os produtos do segmento da carga geral representaram mais de 5,2 milhões de toneladas movimentadas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 4,4 milhões. O destaque ficou por conta da importação de arroz ensacado e exportação de papel.

Os granéis líquidos também remeteram a um crescimento significativo em relação ao ano passado. São 3,7 milhões no acumulado de 2002, contra 4,1 milhões de toneladas neste ano, volume superior ao total do ano passado, quando 3,9 milhões foram movimentados. O destaque do acumulado ficou por conta das exportações de óleo vegetal que já representaram 2,7 milhões de toneladas neste ano, contra 1,4 milhões em 2002.

As cargas que compõem o segmento de granéis sólidos detiveram o maior crescimento. De janeiro a 16 de dezembro deste ano, 21,8 milhões de toneladas foram movimentadas, enquanto no ano passado este volume chegou a 18,9 milhões. O destaque, comprovando o perfil graneleiro do Porto de Paranaguá, foram as exportações de soja em grão, o farelo e o milho e a importações de fertilizantes. (Fonte: ASSCOM – APPA)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram