Agricultura

Porto Rico vence MasterCana na categoria tecnologia agrícola

A Usina Porto Rico, de Campo Alegre, AL, é a ganhadora do Prêmio MasterCana Nordeste 2005 na categoria Usina/Destilaria do Ano na categoria Tecnologia Agrícola. A cerimônia e o jantar de entrega do prêmio vão acontecer no próximo dia 24 de novembro, a partir das 19h30, no Centro de Eventos Personalité, no Recife, PE. Esta festa do setor sucroalcooleiro reunirá os melhores do ano na região Norte/Nordeste em 2005.

Com a implantação de um conjunto de medidas, que demonstra o cuidado da usina com o processo de produção agrícola, a Porto Rico ganhou o MasterCana Nordeste, destacando-se também pelos investimentos realizados na área de irrigação. Essa unidade alagoana passou a utilizar 21 pivôs centrais, a partir de 2003, em área de 7 mil hectares, de um total de 19 mil. Segundo o gerente agrícola da usina, Carlos José Maranhão, o rendimento agrícola na área irrigada teve um aumento de 20 toneladas por hectare, passando de 60 para 80 tc/ha. A produtividade média dos canaviais da usina é de 66,7 tc/ha.

“Procuramos estar sempre em dia com as práticas culturais”, observa o gerente. Ocupando áreas com solo pobre, a Porto Rico redobra os cuidados com adubação, calagem, controle de ervas daninhas e seleção de variedades adequadas à região. A usina faz também o manejo integrado de pragas, utilizando, por exemplo, o fungo Metarhizum anisopliae para o controle da cigarrinha da folha.

Além da Porto Rico, receberão o MasterCana Nordeste 14 unidades de açúcar e álcool e grupo produtores – vencedores em diversas categorias -, instituições e entidades ligadas à agroindústria sucroalcooleira e ainda os escolhidos como líder do ano, empresário do ano e personalidade de destaque (prêmio concedido a não representante das unidades produoras). Para maiores informações e reservas de convites para a cerimônia de entrega do prêmio, entre em contato com Rosemeire pelo telefone (16) 3968-4010 ou pelo e-mail [email protected] . Visite, também, o site www.mastercana.com.br .

Banner Revistas Mobile