Mercado

Porto do Recife ineficiente encarece açúcar

As Bolsas de Mercadorias de Londres e Nova Iorque já estão indicando restrições ao açúcar que tem como porta de saída o Porto do Recife devido ao tempo de espera que os navios passam para atracar no cais da estatal. Estas restrições indicam que sai mais caro comprar o açúcar pelo Porto do Recife do que pelos outros portos brasileiros. Está ocorrendo um congestionamento de navios no Porto do Recife. Ontem, sete embarcações esperavam para atracar no cais da estatal. Na atual safra de cana­de­açúcar, um navio açucareiro esperou 15 dias para atracar.

O que está trazendo um custo extra para o comprador do açúcar pernambucano é uma diária cobrada pelo tempo a mais que é necessário para o navio ser carregado com a mercadoria. No contrato de frete marítimo, são estabelecidos prazos para o carregamento e descarregamento da carga. Quando este prazo é ultrapassado, o dono da carga começa a pagar uma taxa diária pela estadia extra do navio. ?No caso do navio açucareiro, esta taxa fica em US$ 14 mil (cerca de R$ 25 mil) por dia?, comentou o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçucar), Renato Cunha.

As restrições das Bolsas também ocorrem devido ao calado (profundidade da área de atracação) no cais da estatal, que está diminuindo devido à falta da dragagem. Isso também traz mais custos operacionais no carregamento e descarregamento da carga. ?A restrição do calado também traz mais custos e tira a competitividade?, afirmou Cunha. Com a diminuição do calado, o navio, às vezes, começa a ser carregado num cais e quando fica mais pesado, tem que ir para outro local que tenha mais profundidade. ?A dificuldade é conseguir um berço para atracar?, disse Cunha.

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