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Porto de Suape movimenta 20% mais carga em 2008

O Porto de Suape, que completou 30 anos, fechou o balanço portuário de 2008 com um crescimento de 20,69% na movimentação de cargas. Ao todo, foram 8,41 milhões de toneladas, contra 6,96 milhões em 2007.

Os granéis líquidos foram responsáveis pela maior parte da carga movimentada. Um total de 4,15 milhões de toneladas em 2008, um aumento de mais de 20% em relação ao ano passado. Entre os principais produtos, o óleo diesel teve grande participação: foi responsável por cerca de 2 milhões de toneladas de toda a movimentação portuária dos últimos 12 meses.

“Suape vem sendo utilizado para operações de transbordo. Navios maiores, de até 90 mil toneladas, atracam aqui e distribuem a carga para navios menores e esses seguem para portos que não podem receber grandes embarcações por conta da baixa profundidade”, explica Jorge Dias Fernandes, diretor de Gestão Portuária.

Outro destaque do balanço foi o aumento de 75% de carga não conteineirizada, mais conhecida como carga solta, registrado em Suape por conta da exportação de açúcar ensacado e da importação de chapas de aço e equipamentos para o Estaleiro Atlântico Sul.

O vice-presidente de Suape, Sidnei Aires, lembra que a inauguração de um novo cais no porto interno, prevista para este primeiro semestre, e o início das operações do moinho da Bunge, em fevereiro. “Os números da movimentação portuária de Suape em 2009, certamente, irão crescer”destaca Aires.

“No final de janeiro, a Bunge Alimentos, que está finalizando a construção do maior moinho da América Latina em Suape, irá movimentar, através de um esteira montada no cais 4, entre 60 e 70 mil toneladas de trigo que serão processados para produção da farinha”, explica o vice-presidente.

“Esse número deverá ser operacionalizado mensalmente até o final de 2009, e dessa forma, serão cerca de 800 mil toneladas do grão que chegarão em nosso cais, sem contar no trigo pronto que sairá do porto para todo o país. Será um importante incremento” completa.

Mesmo com um crescimento expressivo das “cargas soltas” em 2008, o segundo lugar em movimentação de cargas do porto, logo após os granéis líquidos, foram mesmo os contêineres. Embarcaram e desembarcaram 3,34 milhões de toneladas através de 285 mil teu`s (unidade de medida para um contêiner de 20 pés).

Em números gerais, as exportações obtiveram um aumento significativo de 24% ao longo do ano, assim como as importações, com 19,22%. As cargas que seguiram por cabotagem aumentaram 24%, enquanto que as que foram por longo curso (exportações para o exterior), 16%.

O número total de navios que passaram por Suape pulou de 1.017 para 1.042. Deste número, apenas de navios full conteiners foram 555, trazidos por empresas como a Mediterranean Shipping Company (MSC), a Hamburg Süd e a Log-in. Entre os armadores que mais movimentaram granéis líquidos, aparecem a Transpetro e a dinamarquesa Maersk.

Para 2009, a administração do porto prevê um crescimento de 20%, e a expectativa, agora, é atingir os 10 milhões de toneladas. “Além de firmar sua vocação concentradora de cargas, Suape terá novas empresas funcionando em seu complexo industrial, importando e exportando.

Além delas, outras deverão dar início às suas obras civis, a exemplo da Refinaria Abreu e Lima, e também deverão utilizar o porto em suas atividades”, explica Fernando Bezerra Coelho, presidente do porto e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

“Estamos mais próximos das dez milhões de toneladas e, em 2009, esse número deverá ser alcançado, mesmo sem uma previsão do real impacto da crise internacional. Esta é nossa expectativa, o cenário econômico de Pernambuco é favorável”, completa Coelho.

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