JornalCana

Porto de Santos tem novo terminal de exportação de açúcar ensacado

O T-33, o mais novo investimento do Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá (TEAG), foi inaugurado na parte da manhã de hoje (21), no Porto de Santos, com a presença de 350 pessoas, entre autoridades municipais e estaduais, produtores de açúcar e clientes. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi representado pelo secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Dario Rais Lopes; na cerimônia ainda falaram o prefeito de Santos, Beto Mansur; o presidente do Conselho Deliberativo da Crystalsev, Ricardo Brito e o presidente da Cargill no Brasil, Sergio Barroso.

Em seu discurso, o prefeito Beto Mansur destacou: “a produtividade atual do porto de Santos mostra que eu estava correto ao redigir a lei 8.630, conhecida como lei dos Portos, quando era deputado federal”. Ele ainda lembrou a importância da continuidade dos investimentos do poder público, com a conclusão de obras como o anel sul rodoviário, o anel ferroviário, entre outras, para melhorar o acesso ao Porto de Santos.

Em suas palavras, o secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, reforçou que a filosofia do governo de São Paulo tem sido a prática contínua de realizar parcerias com a iniciativa privada, mencionando ainda a transformação do sistema de transportes para gerar maior vantagem competitiva. “O trecho sul correrá junto com estes novos investimentos e irá gerar a instalação de futuros armazéns naquilo que estamos chamando de prática da intermodalidade”, esclareceu.

Ricardo Brito, da Crystalsev, lembrou que o setor sucroalcooleiro tem aumentado significativamente seus volumes de produção: “vimos crescer quase 30% ao ano nossos volumes de exportação nos últimos cinco anos, respondendo aos desafios do mercado internacional”. Ele ainda mencionou que este novo terminal pretende movimentar 600 mil toneladas ao ano em sua primeira etapa e, com possíveis futuros investimentos, poderá gerar um movimento próximo de 2 milhões de toneladas.

Sergio Barroso, presidente da Cargill, lembrou que o TEAG mostra a grande força de uma bem sucedida parceria entre a Cargill, a Hipercon e a Datagro, que permite uma participação ativa no desenvolvimento de Santos e da região. Ele acrescentou ainda: “o investimento de 35 milhões de reais nesta área de 33 mil metros quadrados é uma clara sinalização do nosso comprometimento para o aumento das exportações brasileiras através da abertura de novos mercados para o açúcar brasileiro”.

Segurança alimentar é prioridade no terminal

O novo terminal portuário é voltado exclusivamente para a exportação de açúcar ensacado. “Este é o primeiro grande investimento do TEAG depois de consolidada a parceria entre Cargill e Sociedade Operadora Portuária de São Paulo, integrada por Plinio Nastari Consultoria e Participações e por Hipercon, liderada por seu controlador majoritário, Crystalsev”, explica Francisco Vassellucci, diretor da Unidade de Negócio de Açúcar da Cargill.

O T-33 exportará o açúcar ensacado para países do Oriente Médio, África, e Ásia e, neste sentido, um fundamental trabalho deste novo terminal está intrinsecamente relacionado com Food Safety (segurança alimentar), uma vez que o produto é destinado para o consumidor final ou para a indústria alimentícia – o que exige atenção e qualidade redobrados no trabalho de embarque e transporte.

Francisco Vassellucci acredita ainda que neste novo terminal será possível gerar inovações similares as que vem sendo desenvolvidas no terminal de açúcar a granel localizado no Guarujá e que opera há cerca de cinco anos.

O T-33 combinará embarques automatizados com operações de embarque convencional usando a mão de obra portuária por já ter um shiploader e um armazém automatizado. Houve ainda investimentos na aquisição de equipamentos, na modernização e automação de um dos armazéns, na construção de um prédio administrativo e em reformas em toda a área.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram